5 de fev. de 2014

A diversão do verão: stand up paddle




Junto com o verão vem a vontade de praticar esportes ao ar livre, e o stand up paddle vem ganhando muitos adeptos, se tornando cada dia mais popular em todo mundo. Essa nova maneira de surfar surgiu no Havaí e a ideia é ficar de pé na prancha, segurando um remo. Se você já tem prática no surf o legal é pegar altas ondas. Mas se você ainda quer começar na modalidade, o treino recomendado é em lagoas e mares mansos. E além de ser uma atividade simples e divertida, o SUP é super democrático e pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, sem qualquer preparação física.



  Por que praticar SUP?  

Facilidade de iniciação na modalidade
No primeiro dia de prática, a pessoa já rema, fica de pé, e curte. Essa modalidade permite que qualquer pessoa curta a modalidade no primeiro dia, e passe, desse ponto, somente a evoluir.

Um esporte emocionante e fascinante
Para quem odeia uma esteira de academia, o SUP é amor a primeira vista, você pode remar com amigos, parentes, até sozinho, sendo um esporte aeróbico e completo.

Altíssima queima calórica
O SUP, por trabalhar em cima de uma superfície móvel (a água), exige do praticante, um trabalho de equilíbrio constante. Mesmo a pessoa iniciante ou a pessoa mais experiente tem que manter as pernas e o abdômen contraídos para a mantença do equilíbrio. Esclarece que não é difícil ficar de pé, mas existe uma trabalho de todo o corpo, pés, pernas, abdômen, braços.

Recuperação de lesões
o SUP é recomendado para reforço de tornozelos, joelhos, pois não existe impacto, contudo, é exigido permanentemente a musculatura do tornozelo, e joelhos, pois se trabalha em uma superfície móvel.

Contato com a natureza
O SUP é contato direto com a natureza. Em lagos, barragens e rios é um esporte contemplativo, e de consciência ecológica. Praticar o SUP em rios é emocionante, mas seriam muito mais legal se houvessem rios mais limpos para se remar. Daí o despertar para a preservação da natureza.

Baixíssimo custo fixo
Após a aquisição de uma prancha de SUP, não existe manutenção fixa. Uma queixa constante de meus amigos trilheiros e cavaleiros é a manutenção cara de sua prática esportiva. Não que não valha o dinheiro, mas o SUP é uma modalidade de custo fixo baixo, e tal fato deve contar como ponto positivo para a prática do esporte.

  Primeiro Passo  

Antes de comprar uma prancha e um remo, faça uma aula com um instrutor e descubra qual é o melhor equipamento para a modalidade que deseja praticar. Pode parecer que não, mas o tamanho errado do remo, por exemplo, diminui a agilidade na hora de fazer o SUP e prejudica o desempenho. Para não errar, veja abaixo algumas dicas sobre os equipamentos necessários para praticar a modalidade.

Fonte: globo.com (eu atleta)

Famosos também aderiram ao esporte:



Então, meninas, não tem desculpa para não praticar o SUP. Vamos nos divertir muito e ainda ficar em forma!?


Nenhum comentário:

Arquivo Chicaboom