15 de out. de 2015

Outubro Rosa ♥



Outubro é o mês internacional da conscientização para a importância da detecção precoce do Câncer de Mama. O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos nos anos 90 e hoje é realizado mundialmente: desfiles de moda, eventos esportivos e diversos setores da sociedade adotaram a causa. 

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom, por isso a importância desta campanha!

Infelizmente no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

O auto exame das mamas, avaliação especializada e a mamografia são práticas indispensáveis na nossa rotina. Abaixo um passo-a-passo de como realizar o auto exame, mas lembre-se que ele não substitui a visita ao especialista.

No Chuveiro ou Deitada:


Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.


Em Frente ao Espelho:


Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo





Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.





Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração.




Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.


O que procurar?
• Caroços (nódulos).
• Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).
• Secreções mamilares existentes.

Orientações:
• O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
• O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
• O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante:
• O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

Nenhum comentário:

Arquivo Chicaboom