1 de out. de 2012

Chás - Preparo e benefícios



Os chás possuem muitas vantagens terapêuticas, mas para aproveitá-las é preciso saber a forma correta de preparo: Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para cada um litro de água, ou duas colheres de chá para cada 250 ml. Abafe por três a cinco minutos e coe. Armazene sempre na geladeira ou na garrafa térmica e jamais reaqueça a bebida pois parte de suas propriedades serão perdidas. 

Abaixo confira os benefícios de 10 chás diferentes e escolha o seu preferido!

Capim Cidreira: Essa erva é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases, além de ser calmante, funcionando como um sedativo natural. Pessoas com pressão baixa devem beber com moderação.

Camomila: Também de ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca.

Hortelã: Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. É ótima para melhorar a digestão, combatendo azias.

Alecrim: É um digestivo excelente. É muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. Tem também ações antipasmódica e anti-inflamatória - boas para cólica renal e menstrual -, ação antifúngica - ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo - e ação desintoxicante.

Erva doce: O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Chá mate: Tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado com o seu poder estimulante, pois contém cafeína. Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite.

Chá de canela: A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes, pois ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

Chá verde: É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer. Ele também ajuda a combater cáries - basta fazer bochechos com ela - e serve de protetor solar interno, ajudando a proteger a pele contra raios ultravioletas. Tomar o chá, no entanto, não dispensa o uso do protetor solar externo. O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder os quilos extras. Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa e nem ajuda a emagrecer sozinha - sempre é preciso aliar uma dieta equilibrada com exercícios físicos.

Chá de hibisco: Ajuda no controle do colesterol além de ser diurético. Também ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes.

Chá de gengibre: Excelente anti-inflamatório, também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite. Também é indicado para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.

Chá de limão: Além de a fruta ser rica em vitamina C, tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é como ele deve ficar. Prepare o chá junto com a casca, porque ela tem uma ação muito forte de desintoxicação do organismo.

Nenhum comentário:

Arquivo Chicaboom